sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Portugal e Brasil

O Brasil nasceu de Portugal e inevitavelmente, seguiu o seu caminho enquanto país soberano. É hoje o maior país de língua portuguesa, mas são já poucas as parecenças entre o país de origem dos primeiros colonos e, a maior nação sul-americana. Partilhamos na história recente, a troca de emigrantes em busca de um futuro melhor. Primeiro, os nossos em direcção ao Brasil, tentando escapar da pobreza que foi cruel durante muitas das décadas do século XX. Depois, os brasileiros ao nosso encontro, procurando no Portugal do século XXI, integrado na UE, no Euro, as oportunidades que o seu país no presente não favorece.
Mas partilhamos hoje e há já muito tempo, uma particularidade simbólica de enorme significado. No verdadeiro estandarte de cada país, desenhada na sua insígnia esvoaçante, a bandeira nacional, Portugal e o Brasil partilham um facto único e revelador. São os dois únicos países do mundo (que eu saiba, pelo menos…) que têm na sua bandeira, a representação do mundo. Não um símbolo nacional, um objecto da sua terra, mas o desenho de uma representação do globo terrestre.
A origem comum a estes símbolos em ambas as bandeiras, remonta a 1816, quando o rei D. João VI decretou o Brasil como reino, dentro do Estado português que era o Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves. Esta bandeira incluía a esfera armilar. A bandeira do Reino Unido do Brasil, era em fundo azul, apenas com a esfera armilar, amarela, ao centro. Foi desta bandeira que saiu a actual.

Apesar da esfera armilar, enquanto objecto de navegação marítima, representar a deslocação das estrelas e planetas no nosso céu, a sua adopção aquando da instauração da república portuguesa, tal como aquando da criação da bandeira brasileira, teve por objectivo a representação do mundo, não de um objecto celeste. No caso português, obviamente, o mundo da saga e conquista marítima.
Há várias bandeiras com círculos ao centro, sobretudo em países orientais como o Japão ou o Bangladesh, que representam o sol. Há bandeiras com estrelas, com a lua, com animais ou objectos de trabalho, com símbolos políticos. Mas só Portugal e o Brasil quiseram representar o mundo. O mundo, com o céu estrelado da independência e o mote da ordem e do progresso, no caso do Brasil, o mundo, com o escudo ancestral português diante dele, no caso de Portugal.

O significado das coisas não é acidental, e como diz o poeta “as nações, todas são mistério”. Os mistérios destas duas nações, universais, estão em grande medida, ainda por decifrar.

Sem comentários: